28/10/2015
1 comentário
Colheita no quintal de casa
Pelas mãos de Jair e Nivaldo, cada pezinho de alface da Horta Agroecológica no Sesc Interlagos é cultivado com um olhar educativo. Não só alface, mas também almeirão, beterraba, catalhonha, cebolinha, chicória, couve, escarola, espinafre, inhame, tomate, entre tantas outras hortaliças brotam, crescem e são colhidas ali.
Quando o Mesa Brasil foi implantando em Interlagos, em 2013, uma frutífera parceria começou a germinar. Assim, 20 dias após o início do programa na unidade, a primeira colheita foi doada: alface lisa, beterraba e verduras foram o primeiro passo da parceria que frutifica todos os meses.
Parte de um Viveiro de Plantas com mais de 5 mil mudas em exposição, a horta oferece ao público uma rica oportunidade de conhecimento sobre os diferentes tipos de hortaliças, suas formas de cultivo, ritmos de crescimento e tempos de colheita.
Tudo tem sua época de brotar e colher. Assim, enquanto cresce, cada hortaliça cumpre também seu papel educativo. “Depois de transmitir os conhecimentos, agora é só esperar a época da colheita e dizer ao programa Mesa Brasil que venham retirar a doação de hortaliças, frutas e legumes’, diz o viveirista Nivaldo de Jesus Silva.
Uma vez por mês, as caixas são preenchidas com alimentos orgânicos que vão alimentar centenas de pessoas atendidas nas instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil, que vão ter a oportunidade de consumirem alimentos ricos em nutrientes, importantes para complementar as refeições, estimular a criatividade das cozinheiras nas receitas e proporcionar uma alimentação mais saudável. ‘É gratificante saber o destino daquilo que plantamos – servir para alimentar aqueles que necessitam’, diz o viveirista Jair Teixeira da Silva.
‘Em dois anos, 2 toneladas chegaram a todas as instituições sociais que atendemos. Mas o melhor desta parceria é saber que o volume e variedade destes alimentos superam o resultado em quilos’, complementa Vanessa Zaidan dos Santos, nutricionista e coordenadora do programa no Sesc Interlagos.