22/12/2016
0 comentário
Momentos de agradecer
Celebrar o trabalho de mais um ano no combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, agradecer as parcerias e homenagear cada doador: esses foram os objetivos dos Encontros Anuais do Mesa Brasil, realizados em dezembro.
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo, reconhecer a contribuição dos parceiros é valorizar o esforço por mais justiça social: “O reconhecimento não é porque simplesmente desejamos dizer: ‘vocês são maravilhosos’. Mas para que vejam bem como é importante o que estão fazendo, como isso significa algo vital para mudar a sociedade”, afirmou.
Entrega de placas de homenagem, falas das instituições, intervenções artísticas com shows, circo e poesia fizeram parte da programação dos eventos. Cada uma a sua maneira, as unidades do Mesa reuniram representantes das empresas doadoras e das instituições sociais cadastradas em encontros cheios de emoção. No encontro da Capital e Grande São Paulo, realizado no Sesc Pinheiros, uma surpresa causou comoção entre o público: Ney Matogrosso encerrou a noite interpretando canções de Cartola e Chico Buarque:
Em São José dos Campos, um vídeo exibido durante o evento mostrou o dia a dia do programa, desde a coleta da doação até o momento da refeição nas instituições atendidas:
Em Ribeirão, a companhia Mimi Calado trouxe números circenses para homenagear tanto os parceiros quanto os colaboradores do Mesa. Com os malabares, simbolizou o trabalho de motoristas e ajudantes na tarefa de coletar e distribuir os alimentos dia a dia:
Em Campinas, uma receita foi escolhida para representar todas as cozinheiras das instituições sociais atendidas pelo programa. A ideia foi mostrar como cada cozinheira vem de um lugar e traz consigo os valores, a criatividade e o ensinamento passado de geração em geração. Francisca das Chagas da Silva apresentou sua receita de Torta de Carne Seca:
Em Piracicaba, o encontro terminou com o show musical Cinepiano, uma apresentação especial do pianista Tony Berchmans:
Em Taubaté, a poesia permeou o encontro do início ao fim: